top of page
  • Foto do escritorHeitor De Melo

SAIBA COMO DESTACAR A SUA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL NO SEU CURRÍCULO E NO SEU LINKEDIN!

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Estudantes-atletas da 2SV conhecem muito bem essa realidade, e sabem a importância que a experiência de morar fora do país representa em suas vidas. No entanto, a simples menção ao intercâmbio não basta, é preciso saber como destacá-lo no mercado de trabalho.


Confira, abaixo, dicas valiosas para você destacar o intercâmbio no seu currículo e no Linkedln:


Entendendo o papel do currículo – a primeira dica é um tanto óbvia e genérica, mas é sempre importante reforçá-la. O currículo é a sua carta de apresentação. É por meio dele que você mostra ao recrutador quem você é e quais as suas experiências profissionais e acadêmicas. A análise do currículo, geralmente, é a primeira fase de uma triagem. Portanto, é fundamental ser conciso sem deixar de lado as informações importantes.


Demonstre o impacto do intercâmbio na sua vida profissional ou acadêmica – não diminua, mas também não superestime o impacto do intercâmbio em sua carreira. Seja claro e direto sobre as atividades e projetos em que você se envolveu durante o intercâmbio. Nada de menções genéricas do tipo: “ampliou minha visão de mundo” ou “tive a oportunidade de conhecer novas culturas”... Isso já é esperado em um intercâmbio. Mostre ao recrutador o resultado das experiências vivenciadas lá fora, o que de fato elas acrescentaram à sua capacidade de trabalho.


Lembre-se que o intercâmbio é apenas uma parte de sua experiência – apesar de extremamente importante e um imenso diferencial profissional, o intercâmbio é apenas uma parte do seu currículo. Não tente cita-lo e encaixá-lo a todo momento. Mencione a experiência quando ela de fato tiver algo a acrescentar, for realmente um diferencial competitivo importante. É indispensável que as informações sejam inseridas nos campos corretos do documento. Se o intercâmbio possibilitou a vivência em uma empresa, seja um estágio ou um trabalho em tempo integral, essa informação deve ser citada na seção “Experiência Profissional”, por exemplo. Se o intercâmbio teve cunho acadêmico, ele deve aparecer na seção “Formação Acadêmica”.


Pense sempre na fluência e na estética de seu currículo – o currículo é um documento que deve ser agradável aos olhos. Ele deve proporcionar uma visão clara e fluida sobre a experiência da pessoa. Portanto, na mesma linha da dica acima, pense sempre em mencionar o intercâmbio de forma a não “quebrar” a ordem do documento, respeitando as divisões e seções do currículo.  


LinkedIn – o LinkedIn é uma ferramenta online que permite que empresas busquem talentos com o perfil que consideram mais adequado. No LinkedIn há a oportunidade não apenas de mostrar que você fez um intercâmbio, mas principalmente de mostrar aos recrutadores o impacto dessa experiência em sua vida. Manter o seu perfil atualizado, com boas conexões e endossos é sempre importante. Contar em sua rede com pessoas e instituições lá de fora pode ser um imenso diferencial.


Conte com a 2SV!

Estudantes-atletas da 2SV contam com todo o apoio e suporte antes, durante e depois do intercâmbio. E esse suporte envolve também a ajuda na colocação de seus jovens talentos nas melhores vagas de trabalho.


São mais de 14 anos de experiência fazendo com que jovens talentos brasileiros tenham acesso às maiores instituições acadêmicas e esportivas dos Estados Unidos! Se você busca um futuro brilhante, conheça nossos programas de bolsas de estudo esportivasacadêmicas.

bottom of page