top of page
  • Foto do escritorHeitor De Melo

2SV X COLLEGE EXPERIENCE | NATHAN OPOKU - DA UNIVERSIDADE PARA A PREMIER LEAGUE

Quem nos acompanha nas redes sociais, sabe que a nossa prioridade são as histórias, conquistas e experiências dos nossos estudantes-atletas, mas existem alguns outros fatos e fatores que decorrem nesse nosso universo que merecem e devem ser compartilhados.


Por essa razão, criamos a COLLEGE EXPERIENCE (CE), uma linha de conteúdos focada exclusivamente em acontecimentos, experiências e inovações que ocorrem ao redor de nossos estudantes no mundo universitário americano.


Então, para começarmos com o pé direto, escolhemos contar um pouco da história do Nathan Opoku, estudante-atleta ganês que no final de janeiro foi anunciado como a mais nova contratação do Leicester City, clube da liga profissional mais competitiva do mundo, a Premier League. 

A primeira parada de Opoku nos Estados Unidos foi na National Association of Intercollegiate Athletics (NAIA), onde no Fall de 2021 e com as cores azul e branca do Lindsey Wilson College, o atacante marcou 19 gols e somou 43 pontos em 19 partidas disputas.


O desempenho sólido na temporada fez com que o número 10 ajudasse a universidade de Kentucky a conquistar tanto o título da temporada regular, quanto o título do torneio da conferência. Além disso, também garantiu que o atacante fosse escolhido como o jogador do ano da Mid-South Conference e, também, integrasse o primeiro time da seleção da mesma.


Para completar, Nathan também foi eleito para compor o segundo time da seleção nacional da NAIA, conquistando, já no seu primeiro ano, o status de 2021 NAIA All-America Second Team


Como não poderia ser diferente, Nathan despertou o interesse de outros treinadores universitário. Contudo, mesmo com diversas opções e propostas de bolsas, o atacante escolheu a Syracuse University da NCAA DI (National Collegiate Athletic Association) como o destino da sua transferência e, assim, poder dar continuidade a sua carreira esportiva e acadêmica. 


Agora, com certeza, 2022 foi um dos melhores anos da trajetória esportiva de Nathan Opoku! Antes de se apresentar à sua nova faculdade, durante o verão de 2022, Opoku competiu na USL League Two e, também, dominou a summer league.


Campeão nacional com o Ventura County Fusion, foram 11 gols e 4 assistências em 16 jogos, fazendo com que, mais uma vez, ele fosse escolhido como o MVP das playoffs e integrasse o primeiro time da seleção do campeonato.


Já na universidade, em sua primeira temporada em New York, Opoku liderou a Syracuse University (NCAA DI) na conquista do título da temporada regular e do torneio da Atlantic Coast Conference. Sendo peça chave, no principal triunfo da história do programa de futebol da universidade, o tão sonhado título nacional.

Ao todo, o atacante marcou 11 gols e contribuiu com 8 assistências na temporada, garantindo 5 premiações individuais no ano:

  • United Soccer Coaches Third-Team All-America

  • United Soccer Coaches First Team All-South Region

  • NCAA College Cup Most Outstanding Offensive Player

  • NCAA All-Tournament Team

  • All-Atlantic Coast Conference First Team

Com todo esse sucesso e para coroar um ano incrível, em janeiro de 2023, Opoku foi a materialização do sonho de muitos estudantes-atletas ao ser contratado e anunciado pelo Leicester City FC, clube da primeira divisão de futebol da Inglaterra, a Premier League.

Porém, pelo restante da temporada 2022-23, o atacante irá se juntar ao OH Leuven por empréstimo, clube que compete na Pro League, principal liga nacional da Bélgica.


Que ascensão incrível!


Nathan dominou todas as etapas do futebol universitário e, mais do que nunca, comprovou a transição segura ao futebol profissional.


Isso só nos reafirma que o intercâmbio esportivo abre caminhos e possibilidades inimagináveis tanto no âmbito esportivo, quanto no acadêmico.

Nunca nosso slogan fez tanto sentido...


Pra cima! 🚀

bottom of page